terça-feira, 26 de abril de 2011

CRIATIVIDADE

   
        Oii fashionistas,

       O que vou falar hoje é sobre criatividade, um dom que poucas pessoas tem, infelizmente. Porém vou levar esse assunto muito mais a fundo, porque eu acho que todos Design de Moda precisa ter em sua essência, não só para quem inventa e cria produtos ou inventa arte, mas qualquer ser humano deveria ter essa necessidade para obter sucesso seja qual for a área, como somos de MODA ou os que se interessam, precisamos buscar mais isso não acham? Tem gente que precisa, e MUITO.





    De acordo com Baxter a criatividade é uma das habilidades mais misteriosas do ser humano e que cada vez mais tem sido merecida atenção, até de grandes artistas e cientistas. Com isso, durante esse tempo surgiram estudos para estimular a criatividade, dês que as pessoas se esforcem. E para design a criatividade deve estar no coração, em todos os estágios do projeto que planejar e produzir,que seja inovador no mercado. Infelizmente, são poucos Designers que conseguem ter criatividade nesse ramo, ultimamente muitos tem copiado e melhorado algo já existente. Com isso, vem a competição no mercado, o que dificulta mais é os que se baseiam nos preços, contudo não é preciso ter diferenças radicais, porém que os consumidores consigam perceber, o que requer prática na criatividade e produção.



        Existe vários tipos de técnicas para favorecer o seu desenvolvimento, que poderá aumentar as chances de sucesso nesses métodos, e uma delas obviamente é a inspiração, porém é necessário pensar no problema para alcançar a solução. Tomas Edison diz: “criatividade é 1% de inspiração de 99% de transpiração”, a criatividade resulta associações, combinações, visões, entre outras coisas, um ângulo de idéias existentes. Mesmo que a gente pare de trabalhar nisso, a mente continua processando diversas idéias, ou seja, quando menos esperamos pode surgir a solução. Para incubar uma idéia, diz que é necessário que ela “adormeça” em sua mente, podemos sempre explorar novos caminhos e produzir também. A complexidade da criatividade é a excessiva lógica e apego ao convencional,“nossos cérebros podem ser vistos como instrumentos para fazer associações”. O preparação para definir algum problema deve começar em um pensamento divergente que permita uma gama de alternativas para solucionar o problema.

          A geração de idéias é coração do pensamento criativo, muitas técnicas de criatividade tentam juntar as idéias, com possíveis benefícios de muitas soluções originais, ajudando Designer a dominar as técnicas tendo conhecimento do que é bom e ruim para si na hora de produzir. 





Beijinhos,
CGH FASHION ;o]